Clínica de Endocrinologia Marcelo Canto
Links Úteis
Copyright © 2021 Clínica de Endocrinologia Marcelo Canto. – Todos os Direitos Reservados.
A obesidade definida como um índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 30kg/m2, é uma doença crônica, de difícil tratamento com níveis crescentes por todo mundo.
São diversas as alterações decorrentes do excesso de peso, dentre elas, destacam-se: diabetes, pressão alta, alteração de colesterol e triglicérides, caracterizando o que chamamos de síndrome metabólica, principal causa de mortalidade em todo mundo relacionada à doença cardiovascular (risco de infarto e derrame). Com isto, o emagrecimento, com medidas de reestruturação de estilo de vida tornam-se fundamentais.
Tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, responsável pela produção de hormônios fundamentais ao funcionamento de todo o organismo. Embora as mulheres sejam as mais acometidas, tanto homens como crianças podem apresentar distúrbios da tireoide. As alterações da tireoide podem ser quanto:
O diabetes mellitus é um problema de saúde pública mundial, se considerarmos o número crescente de pessoas acometidas e os riscos relacionados. Consiste na dificuldade da ação (diabetes tipo 2) ou produção (diabetes tipo 1) da insulina.
Antigamente, tínhamos uma divisão clara em que o indivíduo jovem sempre tinha o diabetes tipo 1 e o indivíduo mais idoso, o tipo 2.
Atualmente, temos tido um número cada vez mais crescente de indivíduos jovens (até crianças e adolescentes) com diabetes tipo 2 decorrente do excesso de peso. O diabetes gestacional caracteriza-se pelo surgimento de alteração da glicemia no sangue no período gestacional. Atualmente, as alterações glicêmicas são as anormalidades endocrinológicas mais comuns na gestação. Pode chegar a 13% de ocorrência. No Brasil, estima-se, em média, ocorrência de 7,6% de diabetes gestacional.
São várias as doenças endocrinológicas que podem alterar o metabolismo do cálcio e fósforo. Dentre elas, a mais comum e mais vista no dia-a-dia é a osteoporose, que se caracteriza por um osso mais frágil, com maior risco de fratura.
Com o envelhecimento da população, torna-se necessária a realização de rotina da investigação.
As mulheres estão expostas, em todo o ciclo de vida, a diversas alterações hormonais. A endocrinologia feminina abrange várias alterações que vão desde às alterações de puberdade à menopausa.
No homem a reposição hormonal é recomendada quando a testosterona apresenta níveis abaixo da normalidade, também pode ser indicada durante a andropausa para diminuir seus efeitos, melhorando a qualidade de vida do homem. Entre estes dois extremos, existem alterações hormonais que são diagnosticadas e tratadas.
A disforia de gênero envolve um sentimento forte e persistente de que o sexo anatômico da pessoa não corresponde ao seu sentimento interno de ser do sexo masculino, feminino, misto, neutro ou algo mais (identidade de gênero).
A forma mais extrema de disforia de gênero, antigamente denominada transexualismo, costuma incluir o desejo de receber tratamentos e procedimentos para mudar a aparência física, para que possa corresponder à sua identidade de gênero.
Doença causada pela regulação anormal do PTH (hormônio produzido pelas paratiroides). Este hormônio controla rigorosamente os níveis de cálcio na circulação.
Quando as paratiroides não respondem mais à supressão pelo cálcio sanguíneo, este passa a ficar elevado (hipercalcemia). Como este cálcio sai dos ossos, estes podem se tornar frágeis e mais sujeitos a fraturas (osteoporose). O excesso de cálcio acaba sendo eliminado pela urina (hipercalciúria), e pode levar a formação de pedras nos rins (litíase renal).
As doenças das adrenais podem ser causadas por alterações genéticas, doenças auto-imunes, infecções (Aids, tuberculose, fungos), hemorragias e tumores.
Os tumores benignos que se originam do córtex da glândula suprarrenal são frequentes, mas o carcinoma (maligno) é bastante raro.
Copyright © 2021 Clínica de Endocrinologia Marcelo Canto. – Todos os Direitos Reservados.